Objetivo geral:
O Programa de formação continuada de professores do CEFE: a prática docente em foco tem como objetivo geral propiciar espaços, tempos e meios e instrumentos teóricos-metodológicos para que os professores da educação básica apresentem problemáticas do cotidiano escolar e/ou da prática docente, pesquisem e proponham ações acerca dessas mesmas problemáticas em colaboração e partilha com os professores universitários.
Objetivos específicos:
Agregar projetos de formação continuada de professores da escola básica, em vários campos do conhecimento humano na Unifesp para que juntos, professores da educação básica e universitários, possam construir propostas e alternativas para melhorias na qualidade da docência.
Fortalecer e dar visibilidade à formação continuada do professor da escola básica.
Estabelecer vínculos acadêmicos-formativos à graduandos e de aproveitamento de crédito na continuidade de formação com os cursos de pós-graduação para professores da escola básica.
Realizar a formação continuada de professores mediada pela pesquisa da prática docente e de indagações dela advindas, na perspectiva da formação de professores construída dentro da profissão.
Possibilitar a compreensão dos modos de atuação adquiridos na formação inicial de professor que perduram na prática docente, a fim de podermos pensar nossas atuações enquanto formadores de professores e as próprias licenciaturas da Unifesp.
Minimizar os descompassos e lacunas existentes entre os níveis de ensino, ao se construir vínculos efetivos entre professores universitários e professores da escola básica e ao se desenvolver e divulgar os resultados das investigações sobre a prática docente.
No ProfCEFE poderão ser abordadas temáticas contempladas nas seguintes subáreas que são desenvolvidas na Unifesp:
1) EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA
2) EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
3) EDUCAÇÃO ESCOLAR
4) EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA
5) EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Justificativa
O Prof-CEFE é um programa de extensão que se configura como o conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão, de caráter multidisciplinar e integrado a atividades de pesquisa e de ensino. Tem caráter orgânico- institucional, integração no território e/ou grupos populacionais, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado a médio e longo prazo por alunos orientados por um ou mais professores da instituição.
O Programa é voltado à formação continuada de professores, no qual a pesquisa bibliográfica de trabalhos acadêmicos (dissertações, teses e artigos) atrelada à interpretação de textos tem papel primordial no aprimoramento sistemático da compreensão sobre o fazer docente no ensino básico e sobre questões que afloram na e da prática docente. Caracteriza-se do ponto de vista didático-pedagógico como uma parceria de trabalho entre professores universitários e professores da escola básica e alunos de licenciaturas da Unifesp.
Equipe
Coordenação:
Profa. Dra. Wiara Rosa Rios Alcântara
Profa. Dra. Verilda Speridião Kluth
Professores
Profa. Dra. Bruna Breda
Prof. Dr. Carlos José Lírio
Profa. Dra. Greice de Nóbrega e Sousa
Prof. Dr. Joaci Pereira Furtado
Prof. José Carlos Gomes
Prof. Dr. Leandro Key Higuchi Yanaze
Profa. Dra. Marlene Alves Dias
Profa. Dra. Paola Andrea Gaviria Kassama
Prof. Dra. Tania Maria Massaruto de Quintal
Prof. Dr. Tiago Nunes Castilho
Ementa/ objetivo:
O MEPEB se constitui como um projeto do CEFE na proposição de um mestrado profissional em Educação Básica voltada aos professores de português, matemática e ciências e demais áreas afins. O MEPEB está sendo concebido com a missão de contribuir para com a qualidade dos ensinos da linguagem, da matemática, das ciências da natureza e de conhecimentos científicos presentes na vida escolar nos níveis fundamental e médio que se entrelaçam com essas áreas nucleares. Além disto, pretende cultivar a formação de educadores/professores que possam atuar profissionalmente no contexto da vida escolar da educação básica com autonomia e conhecimento científico voltado para a prática docente dando respostas afirmativas às políticas públicas educacionais nacionais e às demandas impostas pela sociedade que afetam a dinâmica escolar, o fazer docente e direcionam o conteúdo que deve ser ensinado e aprendido pelo estudante.
Justificativa
O MEPEB se justifica para suprir uma demanda que os demais mestrados da UNIFESP não abarcam, uma vez que visa a formação de profissionais, educadores/professores e educadoras/professoras da educação básica para o magistério no fundamental e médio da linguagem materna e demais linguagens, da matemática e das ciências naturais para atuarem na escola básica enaltecendo e privilegiando a permanência do/a professor/a exercendo sua profissão nestes níveis educacionais. A centralidade das ações formativas do MEPEB lança seu olhar em direção à escola básica. Daí ser nosso principal público alvo o professor em serviço ou com experiência de sala de aula.
Equipe
Coordenação Geral:
Verilda Speridião Kluth
Dilma Antunes Silva
David Antonio da Costa
Linha de Pesquisa: Educação Matemática e suas tecnologias
David Antonio da Costa
Dilma Antunes Silva
Marlene Alves Dias
Paola Andrea Gaviria Kassama
Paula Carolei
Tiago Nunes Castilho
Verilda Speridião Kluth
Linha de pesquisa: Educação Linguística e suas tecnologias
Bruno Galasso
Carlos Jose Lirio
Elias Paulino da Cunha Junior
Greice de Nobrega e Sousa
Hosana dos Santos
Silvana Zajac
Thiago Manhães
Tânia M. M. de Quintal
Linha de pesquisa Educação em Ciências da Natureza e suas tecnologias
André Bianco;
Eliane de Souza Cruz
Giovano Candiani
Luciana Aparecida Farias
Marcos de Oliveira Soares
Yara Araujo Ferreira
Ementa/ objetivo:
O presente projeto de extensão, vinculado ao Programa de Formação Continuada de Professores do CEFE: a prática docente em foco, tem como principal objetivo propiciar espaços, tempos, meios e conhecimentos para que os professores da educação básica desenvolvam reflexões e busquem alternativas para problemas, questões e situações educacionais emergentes de suas práticas docentes por meio da metodologia de pesquisa de levantamento bibliográfico atrelada à interpretação de textos acadêmicos, tecnológicos e de outras mídias educacionais e de metodologias a fins da temática do projeto. Pelo fato de que os professores da educação básica estarão sob a orientação de um professor universitário haverá a possibilidade de construir ações didáticopedagógicas tendo como fundamento a compreensão sistematizada da temática estudada pelo professor. Desta forma, o projeto propicia a troca de saberes de forma dialógica entre a universidade e a escola e promove a divulgação de seus resultados ao ser composto por um curso que trata da problemática trazida pelo professor da escola e elaboração de material/compreensão sob orientação do professor universitário para serem compartilhados com os pares em um evento. Este projeto trata do ensino e da aprendizagem da álgebra na escola básica colocando à mostra as concepções de álgebra, modos de lidar com as concepções na prática docente e horizontes de formação humana que subjazem à prática ampliando a compreensão sobre ela em pesquisas acadêmicas, possibilitando melhorias ou outras práticas como fruto da reflexão sobre novas metodologias de ensino que podem auxiliar na implementação do novo currículo escolar indicado na BNCC, no qual a noção de competência é central, o que exige uma nova postura tanto dos professores quanto dos estudantes, possibilitando ao professor exercer uma autonomia intelectual e profissional.
Justificativa
Contribuir para com a qualidade da Educação Matemática no âmbito da álgebra
Ações do projeto
CURSO - Educação Matemática : Álgebra na educação básica - SAIBA MAIS
Equipe
Prof. Dr. José Carlos Gomes de Oliveira; Profa. Dra. Marlene Alves Dias; Profa.
Dra. Paola Andrea Gaviria Kassama; Prof. Dr. Tiago Nunes Castilho; Profa.
Dra. Verilda Speridião Kluth
Ementa/ objetivo:
O presente projeto de extensão, vinculado ao Programa de Formação Continuada de Professores do CEFE: a prática docente em foco - Primeira edição (a ser implementado, futuramente), tem como principal objetivo propiciar espaços, tempos, meios e conhecimentos para que os/as professores/as da educação básica desenvolvam reflexões e busquem alternativas para problemas, questões e situações educacionais emergentes de suas práticas docentes por meio da metodologia de pesquisa de levantamento bibliográfico atrelada à interpretação de textos acadêmicos da área de Educação Linguística. Pelo fato de que os/as professores/as da educação básica estarão sob a orientação de um/a docente universitário/a haverá a possibilidade de construir ações didático-pedagógicas tendo como fundamento a compreensão sistematizada da temática estudada. O projeto é composto por cursos, eventos, oficinas, palestras, grupos de estudos e outras ações de formação de professores/as. Este projeto visa, fundamentalmente, introduzir conceitos e/ou ampliar reflexões do/a professor/a sobre seu contexto de ensino-aprendizagem com relação à interculturalidade crítica, a decolonialidade e à educação antirracista. Esta ação extensionista justifica-se pelo fato de o contexto educacional brasileiro e as políticas públicas de formação de professores/as carecerem de atenção às demandas práticas e teórico-metodológicas para implementação de ações transformadoras que venham a contribuir para a construção de uma sociedade mais digna, equânime e mais justa.
Equipe
Prof. Dr. Carlos José Lírio (Coordenador)
Profª. Drª. Greice de Nóbrega e Sousa (Vice-coordenadora)
Ementa/ objetivo:
Pensar fazendo e sentir pensando. Por meio de técnicas e exercícios propostos sobretudo por Augusto Boal em Jogos para atores e não-atores, (re)aprender a aprender. E (re)aprender a ensinar a aprender, engajando-se fisicamente no processo e efetivamente se sentido como protagonista do conhecimento. Afinal, ninguém ensina se não sabe aprender. E a aprendizagem não é uma operação meramente neuro-cerebral.
Justificativa
Desejo. Interlocução. Experimentação. Prática. Erro. Autonomia. Protagonismo. Humanização. Solidariedade. Estesia. Pensar fazendo e sentir pensando. O ato de conhecer como um ato de alegria. Correr riscos. Coragem de errar. Convocação do corpo: a gente aprende com o corpo inteiro, não só com o cérebro. Ênfase no sujeito, e não no objeto.
Ações do projeto
CURSO - Educação Escolar: Oficina da aula - aprender a ensinar - SAIBA MAIS
Equipe
Profa. Dra. Verilda Speridião Kluth (coordenadora)
Prof. Dr. Carlos José Lírio (vice-coordenador)
Prof. Dr. Joaci Pereira Furtado (criador e executor)
Ementa/ objetivo:
O presente projeto de extensão, vinculado ao Programa de Formação Continuada de Professores do CEFE: a prática docente em foco, a ser implementado, tem como principal objetivo propiciar espaços, tempos, meios e conhecimentos para que os professores da educação básica desenvolvam estudos e reflexões que possam ajudá-los a responder e elaborar estratégias frente às situações e desafios que emergem de suas práticas pedagógicas. O projeto se propõe a promover ações formativas com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que englobam o desenvolvimento profissional docente, num processo colaborativo de busca por soluções desenvolvidas cientificamente pela comunidade acadêmica do campo, no diálogo com os problemas e situações educacionais advindas das vivências e práticas dos docentes, indicando subsídios à transformação qualitativa da realidade social abordada. O projeto propicia a troca de saberes de forma dialógica entre a universidade e a escola de educação básica e promove a divulgação de seus resultados dando visibilidade à formação continuada de professores e estabelecendo vínculos acadêmico-formativo-profissionais à graduandos. As ações formativas se darão por meio de encontros temáticos e um curso de extensão e terão como foco a formação pedagógica e a reflexão dos elementos constituintes do trabalho com Alfabetização e Letramento, o trabalho com metodologias de pesquisa bibliográfica de trabalhos acadêmicos. Serão viabilizados recursos teóricos e metodológicos para que os professores alfabetizadores apresentem demandas de seu fazer docente e, a partir dessas, por meio da leitura, estudo orientado e pesquisa bibliográfica, proponham ações que possam reverberar em suas práticas pedagógicas.
Fundamentação-teórica
Há um consenso no campo educativo, que abrange também as políticas públicas, quanto aos desafios relativos à alfabetização da população brasileira. Em seu recente livro, Soares (2020) problematiza a expansão da escolarização no Brasil, por meio da universalização da Educação Básica, não acompanhada da qualidade do ensino e da garantia das aprendizagens essenciais, como a leitura e a escrita.
Dados do SAEB de 2019 mostram que 4,6% dos alunos não dominam qualquer uma das habilidades aplicadas no teste e em 2021, esse número foi para 14,4%. Assim, faz-se necessário um investimento em políticas públicas voltadas à formação docente que capacite os professores a alfabetização dos alunos e alunas.
Acreditamos que há lacunas na formação dos professores, quanto aos conhecimentos linguísticos e metalinguísticos envolvidos na alfabetização advindos de pesquisas atuais no campo das Ciências Cognitivas e Neurociências. Proporcionar o conhecimento teórico-prático e de modo explícito, a respeito das relações entre o desenvolvimento metalinguístico e aprendizagem da leitura e da escrita aos professores alfabetizadores, pode contribuir para o aperfeiçoamento das práticas de alfabetização e, consequentemente, para o avanço da proficiência em leitura e escrita dos seus alunos.
O projeto visa proporcionar ações de extensão voltadas à formação docente que possam se desdobrar em processos de investigação, avaliação e discussão dos efeitos da participação dos professores no projeto, para seus conhecimentos teóricos e suas práticas alfabetizadoras. Com isso vislumbramos uma possível articulação de atividades de extensão e pesquisa.
Esperamos que o profissional que frequente o projeto futuramente vinculado ao Programa de Formação Continuada de Professores do CEFE, desenvolva reflexões e intervenções para suas práticas pedagógicas.
Ações do projeto
CURSO - Educação Escolar: Saberes docentes em Alfabetização e Letramento- Fundamentos de Estudo, Práticas e Pesquisa - SAIBA MAIS
Equipe
Tania Maria Massaruto De Quintal
Andreia Regina De Oliveira Camargo
Verilda Speridiao Kluth
Ellen Michelle Barbosa de Moura
Lúcia Veiga Schermack
Ementa/ objetivo:
O projeto é composto por ações como cursos e eventos com professores da educação básica relacionando o desenvolvimento de práticas docentes com o uso de tecnologias imersivas e processos de pesquisa científica. O foco deste projeto está no processo dialógico de pesquisa e desenvolvimento de recursos educacionais imersivos que possam ser relevantes na prática docente, no contexto da Educação Básica. As tecnologias imersivas compreendem jogos digitais, aplicativos de realidade virtual e realidade aumentada e metaversos. No entorno do uso e desenvolvimento das tecnologias imersivas na educação, compreende-se que haja o impacto direto na literacia digital de professores e alunos.
Justificativa
Mediante a realidade de desenvolvimento tecnológico e, ao mesmo tempo, o agravamento da distância social que resulta em exclusão digital de escolas, professores e alunos da Educação Básica, este projeto busca analisar e desenvolver soluções de tecnologias imersivas através da pesquisa científica. Procura-se, assim, promover a literacia digital no âmbito do uso crítico e da autoria e protagonismo tanto de professores quanto de alunos. Assim, este projeto está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 - Educação de qualidade, apoiando a educação básica de qualidade e equidade, buscando alcançar resultados de aprendizagem relevantes e eficazes. Também se relaciona às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio que tratam sobre o protagonismo do aluno na cultura digital.
Equipe
Prof. Dr. Leandro Key Higuchi Yanaze
O Espaço Lúdico Acadêmico é um projeto que está em processo de organização e pretende ser inaugurado até o final de 2025. Estará localizado no subsolo 1 do Prédio de Acesso do Campus de Diadema da Unifesp.
Ele surge para suprir a necessidade de práticas que utilizam a ludicidade como peça-chave na criação e disseminação de conhecimento. Além disso, ele serve como um importante suporte para a autorregulação e a promoção da saúde mental.
Este ambiente também atenderá às demandas de ensino, pesquisa e extensão que sealinham ao seu propósito. Nosso objetivo é oferecer recursos acessíveis para estudantes, servidores e colaboradores, contribuir para a curricularização da extensão, além de apoiar projetos acadêmicos que tenham a ludicidade como ferramenta de formação.
O projeto possui bases teóricas sólidas e se baseia na valorização de metodologias que visam à democratização do conhecimento acadêmico, à promoção da interdisciplinaridade e ao desenvolvimento de uma relação transformadora entre a Universidade e a sociedade. Tudo isso em sintonia com o Projeto Pedagógico Institucional da Unifesp.
Propósito Principal:
Suprir a necessidade de práticas que usam a ludicidade como peça-chave na criação e disseminação de conhecimento.
Servir como suporte para a autorregulação e promoção da saúde mental.
Áreas de Atuação:
Atender às demandas de ensino, pesquisa e extensão alinhadas ao seu propósito.
Objetivos Específicos:
Oferecer recursos acessíveis para estudantes, servidores e colaboradores.
Contribuir para a curricularização da extensão.
Apoiar projetos acadêmicos que usem a ludicidade como ferramenta de formação.
Fundamentação do Projeto:
Possui bases teóricas sólidas.
Baseia-se na valorização de metodologias que visam:
Democratização do conhecimento acadêmico.
Promoção da interdisciplinaridade.
Desenvolvimento de uma relação transformadora entre a Universidade e sociedade.
Está em sintonia com o Projeto Pedagógico Institucional da Unifesp.
Coordenadoras:
Profa. Dra. Silvana Zajac
Profa. Dra. Paola Andrea Gaviria Kassama
Coordenadoras: Profa. Dra. Dilma Antunes Silva e Profa. Dra. Verilda Speridião Kluth
Ementa/ objetivo:
Considerando o regimento interno do CEFE - CAPÍTULO II - DA FINALIDADE E DOS OBJETIVOS Artigo 7º - O CEFE tem por finalidade contribuir para a construção de uma cultura de formação de educadores da e para a Escola Básica, promovendo o desenvolvimento da formação inicial e continuada de educadores desse nível de ensino em suas dimensões filosóficas, educacionais, culturais, sociais e profissionais por meio de metodologias que abranjam o ensino, a pesquisa e a extensão, em conformidade com as políticas educacionais da Unifesp, as representantes do CEFE no Fórum de educação básica e formação de professores, uma iniciativa da Prograd, estão propondo o desenvolvimento de espaços de discussão e estudos para contribuirmos com os trabalhos deste importante Fórum que pretende construir uma política de formação de professores. Sendo assim o objetivo da proposta é tecer contribuições para a construção da política institucional de formação de professores da Unifesp.
Justificativa
A proposta pretende minimizar os níveis de desencontro entre as demandas educacionais nacionais, estaduais, municipais e o fazer escolar.
Ações do projeto
Diálogos Educacionais I : O mestrado Profissional em Educação Básica em pauta (18 de mar. de 2023) - SAIBA MAIS
Encontros Interdisciplinares - Metodologia de Pesquisa (2 de jun. de 2022) - SAIBA MAIS
Ementa/ objetivo:
O Fórum das Licenciaturas da Unifesp tem como principais objetivos: i) propiciar um espaço de diálogo a docentes, TAEs, estudantes e responsáveis pela condução das licenciaturas; ii) compreender afinidades entre as licenciaturas na construção de melhorias comuns a todos. O Fórum caracteriza-se como um evento interno da Instituição promovido pelo CEFE e demais instâncias que se abre à participação de pessoas convidadas externas que possam contribuir com as temáticas postas em discussão. Sua periocidade é de quatro anos, com previsão para ocorrer em abril ou em setembro, observando a adequação ao calendário acadêmico do ano da realização.
Justificativa
As temáticas debatidas no fórum são de escolha dos professores, abrindo o diálogo para além das demandas advindas das Políticas Públicas Educacionais.
Equipe
Formada a cada edição do Fórum, cuja organização está sob a responsabilidade da Comissão Científica do CEFE.
Edições
I Fórum de licenciaturas da Unifesp - SAIBA MAIS
II Fórum das Licenciaturas da Unifesp - SAIBA MAIS
Ementa/ objetivo:
O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT é um curso de pós-graduação stricto sensu, que confere o título de Mestre em Matemática. Oferecido por uma rede de Instituições de Ensino Superior, em que a UNIFESP-Diadema é uma das instituições associadas. O curso conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação stricto sensu para a Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (PROEB), da CAPES, com possibilidade de bolsas de mestrado da CAPES, regulamentadas em edital. Coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).
Área de Concentração: Matemática na Educação Básica.
Linhas de Pesquisa: Matemática na Educação Básica e suas Tecnologias; Formação de Professores de Matemática da Educação Básica; Divulgação e Popularização da Matemática da Educação Básica.
Ingresso: O PROFMAT realiza seleções anuais, regulamentadas em edital que descrevem orientações e informações necessárias para a realização do Exame Nacional de Acesso (ENA) ao programa.
Justificativa
O PROFMAT visa atender prioritariamente professores de Matemática em exercício na Educação Básica, especialmente de escolas públicas, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua docência.
Equipe
Orientadores Credenciados nos PROFMAT na UNIFESP-Diadema:
ANDERSON AUGUSTO FERREIRA
ANTONIO MIHARA
EVALDO ARAUJO DE OLIVEIRA FILHO
GLEICIANE DA SILVA ARAGAO
LEILA THOMAZELLI THIEGHI
LEONARDO SIOUFI FAGUNDES DOS SANTOS
PAOLA ANDREA GAVIRIA KASSAMA
RENATO DE SA TELES
TIAGO NUNES CASTILHO
VERILDA SPERIDIAO KLUTH