Ementa/ objetivo:
O presente curso está vinculado ao projeto Formação Continuada de Professores do CEFE: a prática docente em foco - Educação Matemática - Álgebra na educação básica. Ele pretende evidenciar a importância da pesquisa de levantamento bibliográfico atrelado à interpretação hermenêutica de textos acadêmicos, tecnológicos e de outras mídias educacionais e de metodologias a fins para e da prática docente na busca de soluções de problemas da Educação Básica referentes ao ensino e aprendizagem da álgebra, possibilitando ao professor exercer uma autonomia intelectual e profissional. Seus principais objetivos são: Aprofundar compreensões sobre a álgebra na escola básica e seu ensino com vistas à formação algébrica dos alunos das escolas futuros cidadãos, futuros profissionais (graduandos bolsistas), e propiciar ao professor de matemática possibilidades de atualização de resultados de pesquisa sobre a álgebra na educação básica que possam ser-lhes úteis em suas práticas docentes. O curso abordará em dois módulos: a importância da pesquisa na prática docente, discussão sobre as inquietações advindas da prática docente relacionada à álgebra que serão abordadas nos projetos dos participantes dos cursos, a explicitação de sua metodologia, apresentação de teorias que possam ajudar no desenvolvimento dos projetos a serem desenvolvidos pelos participantes. O curso será online. Sua carga horária total é de 60 h, com 20% presencial nos espaços do CEFE – Life Sala 2 - Prédio de Acesso - Campus Diadema. Venha participar dessa construção de conhecimento sobre a álgebra na educação básica!
Justificativa
Em concordância com o programa ao qual o curso está vinculado, este se justifica como uma ação extensionista de cunho educacional-social-cultural-científico no sentido de que ele visa o protagonismo do professor da educação básica na condução do seu processo de formação continuada desenvolvendo-se e aprofundando sua compreensão sobre a álgebra, enquanto uma subárea da matemática, em seus aspectos óticos, epistemológicos e de aplicabilidade, inserido em diversos contextos sócios-culturais-científicos-educacionais. Apropriando-se de modos de compreender a álgebra e de seus reflexos nos modos de seu ensino que culmina em perspectivas de aprendizado da álgebra.
Edição 1. De 14/03/2025 à 20/06/2025 - hibrido
Evento
Reunião Científica: Álgebra na Educação básica
Ementa: A reunião científica tem como objetivo apresentar produtos desenvolvidos no Curso Educação Matemática: Álgebra na Educação Básica do Projeto Formação Continuada de Professores do CEFE: a pratica docente em foco- Educação Matemática: álgebra na educação básica e promover diálogo entre os participantes do evento dos assuntos tratados sobre a álgebra na educação básica.
Edição 1. ocorrido em: 26/06/2025 online
Equipe
José Carlos Gomes De Oliveira
Marlene Alves Dias
Paola Andrea Gaviria Kassama
Tiago Nunes Castilho
Verilda Speridião Kluth
Banner de divulgação do curso