Ementa/ objetivo:
O presente curso, vinculado ao Projeto Formação Continuada de Professores do CEFE: a prática docente em foco - Educação escolar - aprender a ensinar, tem como principal objetivo propiciar espaços, tempos, meios e conhecimentos para que os professores da educação básica desenvolvam reflexões e busquem alternativas para problemas, questões e situações educacionais emergentes de suas práticas docentes por meio da metodologia de pesquisa de levantamento bibliográfico atrelada à interpretação de textos acadêmicos, tecnológicos e de outras mídias educacionais e de metodologias afins. Este curso visa a compreensão dos múltiplos aspectos e significados da aula. Mas o que é uma aula? Há algo em comum entre suas variações: o espaço físico da sala onde um(a) professor(a) fala para uma plateia passiva ou reativa, raramente ativa. Nosso segundo propósito é passar do diagnóstico à imaginação de alternativas. É preciso superar a melancolia paralizante da ¿crise da educação¿ atrevendo-se a pensar outra escola, radicalmente outra. Outra escola requer outro(a) professor(a). O terceiro e principal propósito da Oficina da aula é, pois, ensinar a aprender. Mas, para isso, é preciso que o(a) professor(a) (re)aprenda a aprender. Daí ¿oficina¿, esse lugar onde se exerce um ofício. Ofício é prática, ação. Portanto, não pretende teorizar, mas reiventar a aula a partir da prática docente a partir de técnicas teatrais propostas por Augusto Boal em Jogos para atores e não-atores. Com elas, pretendemos que os(as) próprios(as) docentes se exponham às contradições do seu fazer, vejam e se vejam em seu papel de professores(as), tomem consciência de suas potências e daquilo que as aniquila, permitam-se, enfim, criticar, pensar, imaginar, criar, inventar a aprendizagem agora não mais como meros(as) reprodutores(as) de conhecimento pronto, mas como coautores(as) dele e promotores(as) dessa postura em sua prática escolar.
Justificativa
Em concordância com o programa ao qual o curso está vinculado, este se justifica como uma ação extensionista de cunho educacional-social-cultural-científico no sentido de que ele visa o protagonismo do professor da educação básica na condução do seu processo de formação continuada, desenvolvendo e aprofundando a compreensão de seu próprio fazer no cotidiano da sala de aula.
Equipe
Carlos Jose Lirio
Joaci Pereira Furtado
Verilda Speridião Kluth
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