Ementa/ objetivo:
O presente curso de extensão está vinculado projeto de extensão Formação Continuada de Professores: a prática docente em foco - Saberes docentes em Alfabetização e Letramento, parte do Programa de Formação Continuada de Professores do CEFE: a prática docente em foco. O referido programa tem como principal objetivo propiciar espaços, tempos, meios e conhecimentos para que os professores da educação básica desenvolvam estudos e reflexões que possam ajudá-los a responder e elaborar estratégias frente às situações e desafios que emergem de suas práticas docentes. O projeto, por sua vez, se propõe desenvolver ações que englobam o desenvolvimento profissional docente, por meio do oferecimento de propostas de formação continuada com professores alfabetizadores. O curso Saberes docentes em Alfabetização e Letramento- Fundamentos de Estudo e Pesquisa terá como foco a formação pedagógica e a reflexão dos elementos constituintes do trabalho com Alfabetização e Letramento, o trabalho com metodologias que englobam tanto a formação teórica, por meio da pesquisa bibliográfica de trabalhos acadêmicos (dissertações, teses e artigos) atrelada à interpretação de textos, quanto a formação prática e didática. A pesquisa da prática docente é importante ao possibilitar reflexões e conhecimentos sobre o trabalho docente, a partir do seu cotidiano, utilizando-o como objeto de investigação. Este curso tem como foco as práticas, saberes e conhecimentos relacionados a alfabetização e ao letramento, com vistas a melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem.
Justificativa
Em concordância com o programa ao qual o curso está vinculado, este se justifica como uma ação extensionista de cunho educacional-social-cultural-científico na contribuição com processos de formação continuada, cruciais para o aprimoramento da qualidade do ensino e valorização dos profissionais da educação escolar básica pública. Os temas que versam a proposta formativa do curso buscam a promoção do protagonismo do professor na condução de seu desenvolvimento profissional, a apropriação de saberes, evidências e conhecimento científicos produzidos no campo e a articulação teórica com a transposição de conhecimentos para a prática docente. Sabemos que a garantia da alfabetização das crianças ainda é um desafio a ser enfrentado pelas políticas públicas educacionais brasileiras, fato facilmente observado nos resultados das avaliações externas, que compõem o SAEB. Desenvolver a leitura e a escrita com fluência e compreensão é uma das habilidades prioritárias para uma boa trajetória escolar dos alunos na Educação Básica. Desta forma, trazer para a formação docente, os conhecimentos e saberes relacionados sobre a Alfabetização e o Letramento, por meio da promoção de um curso para professores, se justifica por sua pertinência social no contexto educacional brasileiro.
Edição 1. De 04/03/2026 à 1/07/2026 à distância
Equipe
Tania Maria Massaruto De Quintal
Verilda Speridiao Kluth
Deborah Tortoreto Cuchi